Objetivando melhor desempenho e organização no desenvolvimento das atividades da Associação optou-se pela criação de divisões e departamentos, que auxiliassem de forma efetiva a execução dessas atividades, planejando, acompanhando e dirigindo as mesmas, conforme atribuições abaixo:

Área Doutrinária

Em fevereiro de 1985 foi criado o departamento destinado a dar apoio e suporte doutrinário à diretoria exercendo a função de uma sentinela permanente com o objetivo principal de assegurar a preservação da pureza doutrinária com fidelidade à doutrina codificada por Allan Kardec e de conformidade com os preceitos e a vivência do Evangelho de Jesus Cristo. Como órgão normativo, esse departamento atua em todas as divisões de serviços da associação, mantendo a qualidade doutrinária dos trabalhos através de normas e diretrizes devidamente aprovados pela diretoria. No ano de 2001, com as alterações estatutárias os representantes dos departamentos passaram a fazer parte da diretoria da associação e a administração da casa passou a abranger duas áreas distintas: a Administrativa e a Doutrinária, tendo um presidente responsável para cada uma delas. Desse modo a responsabilidade do Departamento de Orientação Doutrinária passou para a Presidência da Área.

Departamento Sopa Fraterna – Meimei

A Associação criou em abril de 1962 o departamento social, com a finalidade de distribuir alimentos às famílias necessitadas. Em agosto do mesmo ano, iniciou-se a distribuição de sopa. A atividade foi realizada até 1969 na antiga sede, Rua 11 de Junho – 238, no Bairro Boa Vista. Com a inauguração do seu refeitório, a partir de março de 69 passou a realizar a atividade na sede atual. Em Fevereiro de 1978, passou a denominar-se Departamento Assistencial Meimei (Assistência Social), que seria o responsável por todos os trabalhos da área de assistência social da entidade. Em novembro de 1979 inicia um trabalho junto aos favelados no atual Jardim Glória, fornecendo-lhes alimentação, orientação, conserto de barracos etc. Mais tarde a assistência aos favelados passou a ser realizada em um velho casarão, próximo a eles, cedido gentilmente pelo proprietário, especialmente para este fim. Foram implantados trabalhos de evangelização infanto-juvenil, de explanação e passes e distribuição de alimentos. Em abril de 1980, iniciou-se o atendimento às gestantes carentes pelo grupo Anália Franco – Meimei. Com a demolição do velho casarão e com a extinção da favela, esses trabalhos foram encerrados. Em novembro de 1981, foi iniciado o atendimento às pessoas em trânsito pela cidade, através do Lar Albergue Casa do Caminho. Em janeiro de 1982, devido ao crescimento desses trabalhos houve a necessidade de transformá-los em departamentos, assim o Departamento Assistencial Meimei (Assistencia Social), foi desmembrado, constituindo-se em:
• Departamento de Sopa Fraterna Meimeiatendimento às crianças carentes.
• Departamento de Gestantes Anália Franco – Meimeiatendimento às gestantes carentes.
• Departamento Lar Albergue Casa do Caminho – atendimento às pessoas em trânsito pela cidade. (atividade encerrada)

Departamento de Gestantes Anália Franco – Meimei

Em agosto de 1979, a Associação criou por meio do Departamento Assistencial MEIMEI (Assistência Social), o trabalho de atendimento às gestantes carentes em nossa cidade. Em setembro do mesmo ano, foi solicitado à encarregada dos cursos de gestantes da Federação Espírita do Estado de São Paulo – FEESP, o envio do material necessário à implantação deste trabalho. O material solicitado foi recebido no mês seguinte, porém, até meados de abril de 1980 não havia voluntárias suficiente para a atividade. Foi quando no mesmo dia apareceu na entidade, no trabalho de Preleção e Passes realizados às segundas-feiras, uma voluntária proveniente de São Paulo, que participava de trabalhos junto às gestantes na FEESP. Decorridos alguns minutos, outra voluntária se apresenta, também vinda de São Paulo, onde sua mãe frequentava a casa transitória, em trabalho semelhante. Passados mais alguns minutos, surgiu outra nova voluntária desta vez, originária de São Bernardo do Campo. Assim, em uma única hora reunir-se o número de voluntárias suficiente. Elas ficaram responsáveis pela direção e execução dos trabalhos. O nome adotado foi o mesmo empregado pela FEESP: Anália Franco – Meimei. A primeira matrícula foi realizada no dia 30 de Abril 1980. Em janeiro de 1982, devido ao crescimento da atividade, o mesmo foi desvinculado do departamento a que pertencia, passando a constituir-se em departamento.

Departamento de Estudos

Responsável em elaborar, coordenar e promover o estudo sistematizado das obras codificadas por Allan Kardec e das subsequentes e complementares, surgidas com o desenvolvimento natural da Doutrina Espírita, na Associação através dos:
• Centro de Orientação e Educação Espírita – COEE.
• Grupo de Estudos – objetiva a elaboração de artigos, seminários e palestras.

Departamento de Infância e Juventude

Verificando o número de jovens que frequentavam a entidade e sentindo a necessidade de oferecer-lhes estudos doutrinários e atividades adequadas ao seu desenvolvimento, foi iniciado um trabalho voltado à juventude e à mocidade. Em agosto de 1980, por iniciativa do grupo de frequentadores da “Mocidade Espírita André Luiz”, foi realizada a primeira reunião, que teve a presença de quatro jovens. Com o passar do tempo, as reuniões que aconteciam todas as manhãs de domingo, começaram a receber mais jovens interessados no conhecimento doutrinário. Este interesse em aprender e divulgar propiciou em janeiro de 1981, a tomada de duas importantes resoluções, que no futuro marcariam as características da mocidade: a primeira, com a decisão de se criar um boletim informativo da mocidade, com caráter educativo; e a segunda com a criação de um trabalho de evangelização infanto-juvenil, pelos jovens que integravam a mocidade. Em fevereiro de 1981 foi editado o primeiro exemplar do boletim informativo “Limeira Espírita” e no mês seguinte foram iniciados os trabalhos de evangelização infantil aos domingos pela manhã, antes da reunião da mocidade. Em janeiro de 1982, devido ao crescimento dos trabalhos realizados pela mocidade, a mesma foi transformada em departamento, passando a denominar-se Departamento de Mocidade Espírita “André Luiz”. No decorrer do tempo, o departamento assumiu a biblioteca da casa, organizando-a e disponibilizando suas obras para os consulentes interessados. Foi neste departamento que nasceram as atividades promocionais com o objetivo na época de angariar fundos para a construção da sede própria do Lar Albergue Casa do Caminho, e que nasceram todas as atividades de evangelização que hoje acontecem na casa onde em seu início, os evangelizadores eram todos jovens interessados em trabalhar para a doutrina através da evangelização infanto-juvenil. Em agosto de 1999, com as alterações estatutárias, passou a ser denominado de Departamento de Infância e Juventude, subdividindo-se em dois setores: setor de evangelização e setor de mocidade.

Departamento de Assistência Espiritual Mediúnica

Encarregado de promover a assistência espiritual em favor das pessoas que procuram a Associação e acompanhar o desenvolvimento e a implementação de todas as suas atividades mediúnicas, através dos trabalhos: Plantão Geral, Desobsessão, Fluidoterapia, Visita aos Enfermos, Encontro fraterno do evangelho no lar, Explanação e passes.

Departamento de Campanhas e Promoções

Em julho de 1991, o departamento foi criado com o objetivo de angariar recursos financeiros para a manutenção da Associação e captar recursos, mantimentos e materiais diversos para o desempenho dos projetos assistenciais. O Departamento de Campanhas e Promoções desenvolve atividades como: pedágios em supermercados, almoços, entre outros. Visando o entrosamento entre os trabalhadores da Associação, o departamento é composto por integrantes dos demais departamentos.

Departamento de Divulgação

Responsável pela divulgação da Doutrina Espírita através:
• Limeira Espírita: Boletim Educativo de distribuição bimestral.
• Palestras Públicas: Realizadas semanalmente e palestras em vídeo transmitidas mensalmente na sede da Associação.
• Biblioteca: Com mais de 400 títulos disponíveis para empréstimo.
• Videoteca: Gravações de palestras realizadas na Associação e de outros divulgadores da Doutrina, disponíveis para empréstimo.
• Livraria: Títulos disponíveis para venda.
• Internet