O nome de Francisco de Paula Victor foi acrescentado por razão de que nas reuniões havia sendo observada a presença de um espírito muito iluminado e muito humilde que se apresentava na figura de um padre negro. Meses depois ele foi identificado através de um retrato, tratava-se do
Padre Victor, patrono e protetor da cidade de Três Pontas em Minas Gerais.
Alguns desses jovens em visita ao querido irmão Chico Xavier em Uberaba informa-o de que iriam fundar a Associação de Estudos Evangélicos Francisco de Paula Victor. Chico com aquele seu sorriso de inocência disse: “- esse nome está parecendo o de uma igreja protestante. Por que não colocam a palavra espírita para identificá-la?”, indagou Chico.
Assim, no dia 4 de maio de 1961, no prédio da Rua 11 de junho, no Bairro Boa Vista, às 20h, com a presença de Dinoráh S. Rodrigues, Fernando Benedito Nogueira Guimarães, José Silvestre, Martha Guimarães Dias Cunha, Percy Aparecido Camargo, Roberval Dias Cunha, Ruy Vilella Junqueira, Ubirajara Guedes, Wanda Pavanelli Camargo, atendendo a sugestão do Chico foi fundada a Associação Espírita de Estudos Evangélicos Francisco de Paula Victor.
A sede própria
Em março de 1965, recebendo em doação um terreno, adquirem por compra outro, vizinho na antiga Rua Capitão Antônio Esteves dos Santos nº 80, na Vila Anita, atual Rua Armindo Tank, passando-se a construção de sua sede própria, a qual foi inaugurada oficialmente no dia 31 março de 1968, com a I Semana de Allan Kardec.
Atualmente, muitas atividades são desenvolvidas na Associação, buscando proporcionar aos frequentadores assistência espiritual nas diferentes fases do espírito.